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A digitalização da economia

  • Bianca Amorim
  • 30 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

TEXTO I

A alta velocidade do progresso tecnológico é uma característica distintiva dos últimos anos. Este processo vem acompanhado pela disseminação de novas tecnologias digitais, o crescente papel dos dados e a democratização da internet. A conexão à internet tem permitido que a conectividade entre pessoas, empresas e organizações seja mais eficiente, promovendo a participação destes nas redes sociais e plataformas econômicas que caracterizam a era da Economia Digital.

A Economia Digital abriu espaço a um processo de transformação digital e de mudança na estrutura econômica. Associado a este processo, a adoção e difusão das Tecnologias da Informação e Telecomunicação (TIC’s) por parte das empresas vem afetando os investimentos, os processos de produção, a relação entre os fornecedores e seus consumidores, a infraestrutura e serviços digitais das cidades, as formas de comércio, a digitalização das instituições financeiras via API’s (Application Programming Interface), os modelos de negócios e as relações de trabalho.

Ao mesmo tempo em que as tecnologias e dispositivos digitais proporcionam facilidade na vida dos indivíduos e vantagens competitivas às empresas, criam incerteza, uma vez que alguns processos, competências e profissões ficam cada vez mais obsoletas. Ajustar-se, inovar e se reinventar diante do novo contexto da revolução tecnológica é um dos desafios impostos à sobrevivência empresarial. Tom Goodwin (2018) chamou este processo de “Darwinismo Digital” e Schumpeter de “destruição criadora”, em que, as únicas empresas que sobrevirão, serão aquelas que se adaptem mais rápido às tecnologias emergentes, às inovações e à digitalização.

A Economia Digital se caracteriza por incorporar a internet, as tecnologias e os dispositivos digitais nos processos de produção, na comercialização e na distribuição de bens e serviços. A economia digital está composta por uma ampla gama de “inputs digitais” que relacionam “habilidades digitais, hardware, software e equipamentos de comunicação (equipamentos digitais), e também bens e serviços digitais intermediários usados na produção” (ACCENTURE, 2016). As definições da economia digital, geralmente tendem a estar intimamente ligadas a três componentes (Figura 1): i) o setor digital, ii) o setor da economia digital, e iii) o setor da economia digitalizada (UNCTAD, 2019).

O setor digital, formado pelo segmento das TIC’s abrange as inovações fundamentais em dispositivos chaves (semicondutores, processadores), a criação e aprimoramento de tecnologias centrais (computadores, dispositivos de telecomunicações) e a expansão de infraestruturas habilitadoras (Internet e redes de telecomunicações). Por sua vez, o setor da economia digital inclui plataformas digitais, aplicativos móveis e serviços de pagamento. O último componente é a economia digitalizada, formada por segmentos em que os bens e serviços estão sendo cada vez mais utilizado nos modelos de negócios digitais (e-commerce) e nas novas organizações empresariais (startups).

TEXTO II


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TEXTO III


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A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Prof. Gabriel Rocha

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