O uso e a cobertura do solo no Brasil
- Bianca Amorim
- 11 de jan.
- 2 min de leitura
TEXTO I

Disponível em: https://mundogeo.com/2018/11/12/ibge-atualiza-dados-sobre-cobertura-e-uso-do-solo-no-brasil/
TEXTO II
País perdeu 7,5% de suas florestas entre 2000 e 2016
A nova versão do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil mostra que o país perdeu 7,5% de sua vegetação florestal em 17 anos. No ano 2000, essa área, equivalente a 4.017.505 quilômetros quadrados, passou para 3.719.801 quilômetros quadrados em 2016.
Segundo a supervisora de Cobertura e Uso da Terra do IBGE, Ana Clara Alencar, a partir dos dados de uso e cobertura da terra é possível conhecer a dinâmica de ocupação e utilização da terra, bem como acompanhar a evolução e a transformação do território brasileiro. “Além disso, pode permitir a integração com todos os outros indicadores sociais e econômicos”, complementou.
Disponível em: https://mundogeo.com/2018/11/12/ibge-atualiza-dados-sobre-cobertura-e-uso-do-solo-no-brasil/ (Adaptado)
TEXTO III
O que é uso do solo?
A expressão “uso do solo” está relacionada com a forma de ocupação e utilização do solo pelo ser humano. Até 1970, a tecnologia permitia que fossem feitas apenas interpretações sobre a cobertura do solo. Somente em 1971, quando a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE) foi transformada em Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que foram obtidas as condições necessárias para que estudos sobre as reais condições do país avançassem (em termos de uso e ocupação do solo).
Cada vez mais a demanda por estudos nessa área tem aumentado, resultando em informações a respeito das mudanças no uso do solo que nos permitem verificar a interferência da atividade humana sobre diversos ambientes naturais. Em 1979, foi aprovada em âmbito federal a Lei n° 6.766, que determina que cada Estado e Município podem estabelecer as suas próprias regras de uso e ocupação do solo, de acordo com as peculiaridades locais e regionais.
No geral, a ciência das mudanças no uso do solo permite compreender a evolução das interações entre seres humanos e sistemas terrestres, como ecossistemas. O estudo e mapeamento do uso do solo pode ser importante para o planejamento territorial, já que determina a capacidade de utilização do espaço. Esses mapas são elaborados a partir de análises e interpretações de imagens captadas por satélites, que passam a ser trabalhadas em diferentes softwares com a ajuda de uma ferramenta chamada de geoprocessamento.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/3194-uso-do-solo.html (Adaptado)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Prof. Gabriel Rocha
UseRedação

Comments