Tema 05 - Os desafios para a valorização da transição energética no Brasil.
- Bianca Amorim
- 7 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev.
TEXTO I
O que é transição energética?
Transição energética é passar, no que for possível, do uso de combustíveis de fontes fósseis — como petróleo e carvão — para alternativas que emitem menos gases de efeito estufa. A principal solução para isso está em ampliar a produção e o uso de energias renováveis, como a solar e a eólica, de forma competitiva e justa. Porém, como você pode imaginar, essa substituição não é tão simples assim.
Todos nós ainda dependemos, e muito, do uso dos combustíveis fósseis. Podemos falar do gás de cozinha, da gasolina, do diesel e, até mesmo, de medicamentos que utilizam derivados do petróleo em sua composição. Por isso, mesmo nos cenários mais otimistas levantados pela Agência Internacional de Energia (AIE), estima-se que o petróleo vai continuar presente na matriz energética, mesmo que em menores proporções do que atualmente.
TEXTO II
TEXTO III
A queima de combustíveis fósseis é a principal fonte de geração de energia no mundo. Essa prática, no entanto, traz uma série de impactos negativos para a vida e para o planeta: além de causar danos à saúde humana e ao meio ambiente, ela está diretamente relacionada à emissão de gases do efeito estufa --contribuindo, portanto, para o aumento da temperatura global e o avanço das mudanças climáticas, afetando especialmente comunidades mais pobres e vulnerabilizadas.
Em meio a esse contexto, consideramos urgente a transição energética para fontes sustentáveis (isto é, renováveis e com baixo impacto ambiental e social). É preciso retirar os subsídios às energias fósseis e desenvolver outras fontes, como a solar, a eólica, a biomassa e a de resíduos, além de intensificar ações de eficiência energética e desenvolver a cadeia tecnológica do hidrogênio renovável.
Sendo assim, atuamos por meio da incidência política e da articulação com diferentes setores para impulsionar a transição para fontes de energia sustentáveis e com baixo impacto social e ambiental. Trabalhamos ainda para aumentar o acesso à energia elétrica para comunidades isoladas, estimulando o uso de fontes renováveis, e acompanhamos de perto as movimentações em áreas de fronteira exploratória, onde a instalação de um empreendimento para exploração de petróleo e gás pode representar uma série de riscos socioambientais.
Disponível em: https://www.wwf.org.br/nosso_trabalho/transicao_energetica/
TEXTO IV










Comentários