top of page

Tema 12: Os desafios para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil.

  • Bianca Amorim
  • 8 de abr.
  • 2 min de leitura

TEXTO 1



TEXTO 2


“O ensino superior no Brasil, quando comparado à experiência internacional, é marcado por três características: acesso restrito, com alta desigualdade –tanto maior quanto maior o prestígio social do curso– e, em parte por isto, prêmio salarial e ocupacional elevados. Historicamente, no país, o ensino superior sempre foi um meio pelo qual os segmentos mais bem posicionados da sociedade (especialmente as pessoas brancas, de maior renda, das regiões Sul e Sudeste) transmitiam de uma geração a outra sua posição privilegiada, ao mesmo tempo em que se interdita aos mais pobres as mesmas oportunidades.”


TEXTO 3


Apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados em faculdades, de acordo com a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp. O que mostra que o ensino superior continua sendo de difícil acesso para os estudantes brasileiros. Apesar das pesquisas apontarem crescimento no número de ingressantes, ele ainda continua abaixo das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Orientar o avanço nos estudos é uma medida importante que deve ser adotada pela gestão escolar. Isso porque os jovens precisam de suporte e esclarecimento sobre carreiras e caminhos para ingressar nas universidades. É importante promover ações voltadas para a orientação vocacional, como  fez a  EEEFM Avertano Rocha (PA), que criou uma “Feira Vocacional” para ajudar os alunos a conhecerem mais sobre as profissões. O projeto da escola aumentou o interesse e a participação dos estudantes no ENEM.

Essas ações precisam dar conhecimento aos estudantes sobre as políticas públicas de acesso à faculdade. Os caminhos mais conhecidos de entrada no faculdade são por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que dá aos estudantes a possibilidade de concorrer a vagas do SISU (Sistema de Seleção Unificada), o PROUNI (Programa Universidade Para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). 

Enquanto o SISU é destinado para os que desejam ingressar nas instituições públicas – federais ou municipais -, o PROUNI e o FIES são voltados para os estudantes que desejam ingressar em instituições privadas. Há também a possibilidade de fazer os vestibulares diretos das universidades – públicas ou privadas. 


Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


 
 
 

Comentarios


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Youtube
  • X

Filial Moreno - Av. Dantas Barreto, 2271 (Sala 114) - Moreno, PE
(81)99609-3209

  • Whatsapp
  • Youtube
  • alt.text.label.Instagram
  • X

©2024 por Cursos Preparatório para ENEM.

bottom of page